Carreira

Saiba quais os principais passos para o sucesso e a satisfação profissionais

26/03/2017


Construir a carreira é construir a própria vida

A insatisfação com a carreira e a vida profissional é mais comum do que se imagina. Pesquisas indicam que mais de 70% das pessoas se encontram infelizes com seus empregos. Na maioria das vezes, porém, apesar de insatisfeito, o indivíduo simplesmente não faz nada para mudar sua situação. Alguns declaram que se sentem incapacitados para modificar sua carreira ou alegam que estão em uma idade avançada demais para mudanças. São muitas desculpas que as pessoas dão aos outros e a si mesmas para justificar sua decisão de permanecerem constantemente na zona de conforto.

 

 

A coach de carreira, Cecília Lara Yamashita, explica que o segredo para a satisfação profissional é simples, porém não é fácil. “O indivíduo precisa primeiramente identificar seu mundo interno, reconhecendo profundamente a si mesmo, suas habilidades, vocações e interesses pessoais. Somente assim é possível identificar sua verdadeira área de interesse e qual atividade a pessoa se sentirá realizada profissionalmente por exercer”, diz.

Segundo Cecília, um dos maiores problemas da sociedade atual está na ignorância do próprio “eu”, que faz com que as pessoas se tornem constantemente dependente de fatores externos. “Quando o indivíduo desconhece seu mundo interno, ele passa a viver em função de estímulos das outras pessoas e dos ambientes nos quais se encontra. Isso faz com que o mesmo se torne uma pessoa infeliz, sofrendo de pressão psicológica, angústia e sofrimentos psíquicos”, explica.

A especialista esclarece, por fim, que a plena satisfação e o sucesso na carreira, são alcançados quando o indivíduo encontra a atividade que o satisfaz de tal forma que o mesmo nem percebe a hora passar. “Aquele que realiza suas atividades profissionais com prazer, buscando constantemente o aperfeiçoamento e aprofundamento de seu conhecimento na área, satisfaz não apenas a si mesmo, mas também ao mercado, passando então a ser um profissional mais reconhecido e solicitado”, conclui.

Construir a carreira é construir a própria vida!

Serviço: Cecília de Lara

Coach Vocacional e de Transição de Carreiras

www.delaracoaching.com.br 
 


Conteúdo por

Michele Barbosa


Jornalista e blogueira que ama o que faz. Sempre atrás de curiosidades, gosta de conhecer lugares diferentes e é antenada em tudo o que acontece em Sampa. Espontaneidade e improviso formam sua marca registrada.

Mais vistos