Saúde

Você sabe quais os mitos e verdades sobre a água?

22/03/2017


Descubra as verdadeiras funções do H2O em nosso corpo

É possível que o ser humano suporte viver por vários dias sem comida. Mas, sem água, a capacidade vai até 36 horas, pois após esse período o organismo começa a entrar em colapso. A água é essencial para a saúde, já que ela representa cerca de 60% do peso de um adulto. Nos bebês, a proporção é ainda maior: 70%. Ela é o elemento mais importante do corpo, o principal componente das células e um solvente biológico universal, por isso todas as nossas reações químicas internas dependem dela. Já deu pra perceber que sem água não vivemos, não é? Mas claro que, entre muitos benefícios, existem os mitos e verdades sobre ela e não são poucos, pode acreditar.

 

Foto: Freepik

 

Mitos e verdades

Beber água durante a refeição atrapalha digestão (Mito)

Não existe embasamento cientí­co para justi­ficar essa a­rmação. “Mas é claro que não se pode exagerar na ingestão. Um litro de água faria a pessoa sentir-se mal e poderia prejudicar o processo digestivo”, explica a dermatologista e nutróloga Cristiane Braga Kanashiro.

 

Tomar água em jejum emagrece (Mito)

A hidratação em jejum é importante para restabelecer os níveis séricos do organismo e a eliminação de toxinas produzidas em resposta ao período sem alimentação. Devido a isso e ao fato de que beber água provoca uma distensão gástrica, o que pode acontecer é a sensação de diminuição da fome. Com menos fome, menos comida seria ingerida. Neste caso colaboraria com a perda de peso.

 

Beber água faz bem para a pele (Verdade)

A ingestão de água é importante para a eliminação das toxinas produzidas pelo organismo, que são expelidas pela urina ou suor. “Uma pele bem hidratada elimina estas toxinas com maior facilidade e ­fica com aparência mais saudável. Beber dois litros por dia é quantidade ideal”.

 

 

Tomar água gelada queima calorias (Verdade)

A temperatura da água gelada é em torno de 4º C; a do corpo humano é cerca de 36º C. Então, quando você ingere o líquido gelado o corpo trabalha para aquecê-lo. “Esse processo, chamado termogênese, gera aumento de consumo de energia, ajudando assim a promover a queima calórica”, explica a dermatologista e nutróloga. Mas calma, pois a água gelada não é a solução para a perda de peso. Até porque a queima calórica é pequena: meio litro de água gelada consome 17 calorias. É pouco representativo em uma dieta de 1500 a 2000 calorias.

 

Água com gás engorda igual refrigerante (Mito)

Embora os dois líquidos contenham gás carbônico em sua composição, a diferença está no açúcar incluso nos refrigerantes. O que engorda, portanto, não é o gás e sim as calorias do açúcar da bebida.

 

 


Conteúdo por

Michele Barbosa


Jornalista e blogueira que ama o que faz. Sempre atrás de curiosidades, gosta de conhecer lugares diferentes e é antenada em tudo o que acontece em Sampa. Espontaneidade e improviso formam sua marca registrada.

Mais vistos