Carreira

Efetividade em casa

16/10/2016


Em alguns países, se a oferta de profissionais aumenta, a demanda não cresce da mesma forma. Por isso, muitas pessoas, especialmente mulheres, optam por trabalhar em casa, seja prestando serviços para uma empresa, ou como profissional liberal.

 

Foto: www.iredacweb.com

 

Há muitas razões por trás da decisão de trabalhar em casa. A verdade é que essa opção torna-se a melhor alternativa para aquelas mulheres conscientes das vantagens que isso traz, como a disposição e a administração autônoma do tempo, pois elas podem se organizar para realizar aulas virtuais e se capacitar em áreas relacionas ao ramo delas cada dia mais. Isso porque, muitas vezes, o tempo de deslocamento a um escritório é demasiado e chega a ser um tempo perdido que pode ser melhor aproveitado.
Se você decidiu ser sua própria chefe, ou se a empresa na qual você trabalha abriu a opção de que você trabalhasse em casa, é importante que saiba que isso requer um alto grau de responsabilidade e organização para que a tarefa seja realizada com êxito. Confira alguns pontos básicos que podem te ajudar nessa organização:

 

1. Comece seu dia com uma atitude positiva. Já diz o ditado que “Deus ajuda, quem cedo madruga”. Não se apegue ao cobertor; levante cedo, tome um banho refrescante e desfrute de um café da manhã nutritivo. Para a doutora Adriana Steevens, nutricionista dietista, “começar o dia com um belo café da manhã que inclua frutas, carboidratos e uma bebida que te dê energia, é a chave para te deixar mais produtiva num dia de trabalho: seja num lugar agitado ou em casa”. Portanto, nada melhor que um café da manhã delicioso e completo para não perder o entusiasmo no trabalho. E, se for do seu costume, exercite-se um pouco. Você vai ver como as ideais e a disposição vão fluir fazendo com que você desfrute mais do que você faz.

 

Dra. Adriana Steevens, nutricionista dietista

 

2. Desconecte-se de assuntos pessoais. Hoje em dia, as redes sociais são as maiores distrações para qualquer trabalhador, especialmente se ele trabalha em casa. Se você não se desconectar disso tudo em horário de trabalho, você pode não atingir suas metas diárias. Reserve algumas pausas de poucos minutos para descansar e, apenas nessas pausas, confira suas redes sociais, ligações pessoais, etc.

 

Foto: filantropikum.com

 

3. Organize-se. Crie um cronograma semanal com base nas atividades que você deve fazer: telefonemas, visitas, redação de textos, trabalhos de campo, atividades pendentes, reuniões programadas, etc. Estabeleça metas e, ao final da semana, avalie se as metas foram cumpridas. Vai ver que, a essa altura, você vai descobrir seus pontos fortes e fracos. Para o argentino especialista em recursos humanos Pablo M. Smircic, essas metas ou objetivos são características especiais: “Devem ser desafiantes, mas alcançáveis, para não produzir um efeito de desmotivação imediato; concretas e concentradas, limitadas a um número menor que cinco, porque a dispersão acaba diluindo o esforço; elas devem atender tanto aos interesses da empresa, quanto dos empregados; devem passar confiança e liberdade. E o ponto mais difícil: os objetivos devem ser mensuráveis, já que cada pessoa deve conhecer e compreender o sistema utilizado para valorizar seu desenvolvimento”, aconselha o especialista quanto aos objetivos e metas semanais. Se depois disso, ainda sobrarem tarefas pendentes, coloque-as como prioridade na semana seguinte.

 

4. Personalize seu lugar de trabalho, em casa. Pensar no seu espaço de trabalho, em casa, vai te ajudar a evitar distrações. O mais importante é que você sinta harmonia e que possa se concentrar completamente em seu trabalho.

 

Foto:www.monicaporto.com.br

 

Por fim, lembre-se que se você gosta do que faz, os resultados serão os melhores. Leve em consideração esses conselhos e você vai ver como a organização do seu trabalho em casa vai melhorar.

 

Por Ángela Briceño

Tradução Nelson Forçan


Conteúdo por

Supermujeres Colômbia


Este post fue escrito por el equipo de Súper Mujeres

Mais vistos