Gastronomia

"Coisinhas para beliscar"

16/09/2016


Dicas de petiscos saudáveis

 

Foto de capa: istock, getty images

 

Foto: overlimit

“Eu roía as unhas, puxava os cabelos, sentia fome quando nem sequer havia passado uma hora depois do almoço. Minha melhor amiga me dizia: ‘Não é fome, é ansiedade, eu não dava atenção à ela, mas, pouco a pouco, e sozinha, eu percebi que ela tinha toda a razão”.

 

Foto: tapeaeasy.com

 

"Sou uma pessoa ansiosa e, há um certo tempo, bastante comilona, coisa que era motivo de riso para as pessoas ao meu redor. Mas o que eu não imaginava era o mal que isso fazia ao meu corpo, como um todo: Eu comia um ‘sem-fim’ de doces, salgados e refrigerante; principalmente entre as refeições. Felizmente, há quase um ano, já, isso acabou, e eu comecei a me exercitar e a me consultar com um nutricionista para comer de forma mais saudável. Não vou negar que, no início, foi muito difícil me desapegar daqueles meus hábitos e das delícias que acompanhavam meu dia a dia, mas eu descobri que existem opções muito ricas e saudáveis. É só uma questão de mudar de hábito e, acima de tudo, de querer a si mesma”. María Luisa Cáceres, 26 anos, Bogotá - Colômbia. O depoimento de María Luisa, para o Supermujeres, nos deu a ideia de consultar uma especialista, a fim de que ela  aconselhasse sobre os alimentos ideais para beliscar entre as refeições; os mesmos que deveriam nos acompanhar durante nossos afazeres diários, sem fornecer ao nosso organismo gorduras ou açúcares, nocivos para a saúde.

Dra. Adriana Steevens Cruz, Nutricionista Dietista

 

A seguir, apresentamos os sete alimentos ideais entre as refeições, segundo a nutricionista:
1. Frutas secas: ricas em óleos saudáveis para o coração e pobres em gorduras saturadas, proporcionam energia, são fontes importantes de minerais e vitaminas. Acalmam a ansiedade de comer e são deliciosas;

 

Foto: recepton.com

2. Barrinhas de cereal: são pobres em açúcar, saudáveis e deliciosas. A maioria delas tem como base aveia em flocos, uma fibra solúvel ideal para reduzir o colesterol ruim do organismo;

 

Foto: Nutriciência

 

3. Frutas: a pera, o pêssego, o melão, a maçã, entre outras, nos fornecem diferentes vitaminas, que hidratam e são deliciosas em qualquer ocasião;

 

Foto: www.seucorpoperfeito.com.br

 

4. Abacate: segundo a dietista, hoje em dia, muitas pessoas têm o hábito de consumi-lo entre as refeições, o que acaba sendo muito saudável, já que ele fornece ao organismo vitamina E, gerando anticorpos e revitalizando a pele. Graças a suas gorduras saudáveis, seu consumo também ajuda a reparar e embelezar o cabelo opaco;

 

Foto: Globo Rural

 

5. Palitinhos de cenoura: cheio de propriedades, são ideiais entre as refeições. “Outro alimento interessante para controlar a ansiedade, não apenas por ser uma grande fonte de vitamina A, mas, também, o barulho que a cenoura faz ao ser mastigada gera uma sensação de tranquilidade e passividade”, argumenta a especialista.

 

 

Foto: t2.uccdn.com

 

6. Aipo: segundo a especialista, algumas pessoas preferem beliscar raminhos de aipo, que, além de ajudar a melhorar a circulação, regula o colesterol e tem propriedades depurativas e diuréticas, ideais para combater a retenção de líquidos.

 

Foto: pt.altarta.com

 

7. Iogurte: ele sempre será uma deliciosa fonte de cálcio. O ideal é consumir entre as refeições aqueles desnatados e pobres em gorduras, que também podem ser um complemento das barrinhas de cereais e das frutas secas.

 

Foto: Shutter stock

 

O Supermujeres.TV convida você, para que, assim como a María Luisa, troque aqueles salgadinhos pouco saudáveis por esses deliciosos e nutritivos alimentos para beliscar. Não se esqueça de nos contar sua história ou de nos dizer de qual tema você quer que falemos. Deixe sua opinião nos comentários.

 

Por: Ángela Briceño

Tradução: Nelson Forçan

 

 


Conteúdo por

Supermujeres Colômbia


Este post fue escrito por el equipo de Súper Mujeres

Mais vistos