Beleza

As muitas funções e formatos dos demaquilantes

11/04/2016


Saiba como usar e escolher o produto ideal

Fotos internet

Depois de um dia inteiro com o rosto carregado de make, o melhor é cuidar da pele para que ela se renove e fique pronta para outra produção. Por isso, o demaquilante tem papel fundamental, pois ele é o elemento principal para remover a maquiagem. Entretanto, engana-se quem pensa que sua função seja apenas esta, de acordo com a cosmetóloga do Studio Rennovecy, Rita Mudesto, ele também remove restos de células, resíduos de poluição, excesso de oleosidade e outras impurezas. “Ele preserva a proteção da pele deixando-a macia e bonita”, pontua.
Apesar de ser multiuso, o demaquilante não é o produto mais adequado para tirar a sujeira. Para isso é necessário usar outra loção ou gel de limpeza, de preferência recomendada por um dermatologista.

 

 

Foto: myhealthyexperience.com

Importante

Deixar a pele com restos de maquiagem e não usar o demaquilante pode gerar obstrução dos poros, provocar acne, aumentar a oxidação e causar a produção de radicais livres e envelhecimento precoce. Os cílios também sofrem com isso. “Podem ficar ressecados e quebradiços caso o rímel não seja retirado de forma adequada”.
Rita explica que os demaquilantes têm funções especificas para cada tipo de pele. “Quem tem a pele mais seca, com sinais da idade ou sensível, deve optar pela versão em creme, pois possui hidratação mais profunda e intensa. As mistas combinam com leite de limpeza oil free ou mousses (espuma). Já as oleosas, espumas ou gel”, afirma.
Veja abaixo a função de cada tipo de demaquilante indicado pela especialista, e faça a escolha certa na hora de comprar:

Demaquilante oil free

Não contém óleo e é normalmente à base d’água. Ele retira a maquiagem sem deixar a pele oleosa. É indicado para maquiagens mais leves, se for um make muito pesado, pode não retirar tudo. Talvez seja necessário repassar mais de uma vez.

 

Demaquilante bifásico

É uma mistura heterogênea indicada para peles normais. A porção líquida garante a ação emoliente do item, o que torna a aplicação suave, enquanto a oleosa é responsável pela hidratação. Ele é recomendado para as áreas mais finas (como as pálpebras), já que é capaz de diminuir o atrito entre a pele e os discos de algodão usados para sua aplicação.

 

Foto: m.blog.daum.net

Demaquilante em lenço

Além de prático para manuseio e armazenamento, esse tipo de demaquilante tem a vantagem de ser encontrado em versões para todas as peles. Basta passar no rosto e as impurezas são removidas.

 

Foto: topicos.estadao.com.br

Demaquilante em óleo

Absorve e retira a maquiagem e impurezas de dentro dos poros, mantendo a umidade natural da pele. Especialmente formulado para otimizar a limpeza de pele, tanto na pele seca quanto molhada, pode ser usado durante o banho. Remove até mesmo maquiagens de longa duração e máscaras de cílios à prova d’água. Não é necessária a utilização de algodão. “Importante salientar a importância de escolher os demaquilantes que são oftalmologicamente testados para evitar a irritação nos olhos”, argumenta a especialista.
 

 

Foto: acaonoticias.com.br

 #Cuidado

De acordo com Rita, um bom demaquilante retira a maquiagem com facilidade sem precisar esfregar e causar irritação, vermelhidão e ardência na pele — reações que nem sempre são culpa do produto. “O atrito ou o excesso do cosmético deixam a pele desprovida de sua camada protetora e, portanto, mais sensível. Troque o algodão na medida em que acumula resíduos. Comece com os movimentos circulares para a retirada mais profunda, desobstruindo os poros. É fundamental enxaguar o rosto e pescoço com água após a utilização do demaquilante, retirando os resíduos do próprio produto”, argumenta. 
Outro fator que precisa de atenção é a região dos de olhos. Nem todo demaquilante tem composição para pele e olhos, por isso preste muita atenção.

 

Foto: mymakeupforever.wordpress.com

Antes ou depois?

Muita gente ainda se confunde quando o assunto é a ordem de uso dos cosméticos. Usar o demaquilante antes ou depois de lavar o rosto? Lavo antes e depois da aplicação? É simples: primeiro remova a maquiagem com demaquilante e, em seguida use um sabonete específico de limpeza para lavar o rosto. Para complementar, use também um tônico facial e o hidratante recomendados para o seu tipo de pele.
Você conhecia essas funções do demaquilante? Qual o que mais gosta de usar? Faça seu comentário, gostamos muito da interação de nossas queridas seguidoras. Continue nos acompanhando e dê suas sugestões.  


Conteúdo por

Michele Barbosa


Jornalista e blogueira que ama o que faz. Sempre atrás de curiosidades, gosta de conhecer lugares diferentes e é antenada em tudo o que acontece em Sampa. Espontaneidade e improviso formam sua marca registrada.

Mais vistos